domingo, 11 de dezembro de 2011

Ficha de trabalho nº3

Família tipográfica

Uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes. Algumas destas variações são mais frequentes nas famílias tipográficas e recebem nomes que se tornaram conhecidos pelo público em geral, tais como bold (negrito), light (claro), regular, itálico, versalete, entre outros.











Fonte tipográfica


Uma fonte tipográfica (também chamada de tipo ou, simplesmente, fonte) é um padrão, variedade ou colecção de caracteres tipográficos, com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Assim, dizemos fonte Garamond, fonte Arial, fonte Baskerville, ou fonte negrita, fonte itálica.












Fontes com e sem serifa

Na tipografia, as Serifas são os pequenos traços e prolongamentos que existem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif(do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemãogrotesk). A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.




Fontes bitmapped e escaladas

As fontes bitmapped são como uma matriz de pixéis logo, ao serem ampliadas, perdem qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específico para uma impressora específica não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: Courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol. 



As fontes escaladas são definidas com expressões matemáticas e podem ser interpretadas para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contem informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspecto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE 1, TRUE TYPE e OPEN TYPE. 



Times New Roman, Garamond e Arial



Times New Roman é uma família tipográfica serifada criada em 1932 para uso do jornal inglês The Times of London. Hoje é considerada um dos tipos mais conhecidos, utilizado ao redor do mundo devido ao facto de ser a fonte padrão em diversos processadores de texto.



As letras de Claude Garamond estão entre os caracteres mais usados no mundo ocidental. Muitos peritos posicionam as suas romanas entre os mais belos tipos metálicos jamais concebidos, pois estes mostram um soberbo equilíbrio entre elegância e funcionalidade.
Apesar do seu significado histórico e contemporâneo, as letras genuínas de Claude Garamond só foram identificadas correctamente há cerca de 60 anos.



A Arial, é uma fonte bitmap sem serifa. Foi desenvolvida como fonte  por Robin Nicholas e Patricia Saunders em 1982 nos escritórios da Monotype, no Reino Unido, por encomenda da IBM, a qual usava uma fonte similar, a Helvetica, adquirida à Linotype.

                                                   


Comic Sans

Comic Sans  é uma tipografia digital da Microsoft Corporation criada para imitar as letras de uma comic para uma situação mais informal. Foi fundada pelo designer da casa Vicent Connare em 1994 e posteriormente foi adicionada ao sistema do Microsoft Windows. Até hoje é uma das tipografias mais famosas da Microsoft.

                                                         


Sem comentários:

Enviar um comentário