Na passada Segunda-feira, dia 5 de Dezembro, fizemos uma visita ao Museu do Som e da Imagem, no Teatro Municipal de Vila Real.
A primeira coisa que vimos foi a peça do mês, um granofone. Todos os meses é exposta uma peça diferente, normalmente estas peças são antigas, peças raras que podem ser compradas pelo museu, recuperadas ou emprestadas ao museu por um mês.
De seguida passamos à observação de máquinas que se usavam em tempos mais antigos no teatro para imitar os ruídos da trovoada, da chuva e vento, dando maior ênfase à peça que estava a ser representada. Não chegamos a ver a máquina da chuva porque estava em reparação.
Máquina da trovoada |
Máquina do vento |
Foram vistos cartazes de tempos passados sobre peças de teatro e até cinema, que tinha surgido há relativamente pouco tempo na Europa.
Tivemos ainda a oportunidade de ver as antigas máquinas que projectavam os filmes no cinema, onde quem as manobrava tinha de ter qualificações específicas para o fazer, estas qualificações só eram dadas em Lisboa naquela altura, quem queria manobrar essas máquinas teria de frequentar algumas formações dadas na capital.
Máquina antiga de projetar filmes |
A parte final da visita concentrou-se na parte da fotografia, vimos máquinas antigas, rolos fotográficos usados antigamente.
Máquina fotográfica antiga |