É um meio de interação com o computador. Dá a sensação ao utilizador de manipulação direta de objetos, através da utilização de dispositivos de entrada. A interação é feita através de um rato ou de um teclado, com os quais o utilizador é capaz de selecionar simbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático.
Interatividade
A partir da interatividade o utilizador pode dar instruções ao sistema através de ações efetuadas neste ou nos seus objetos.
Assim, o sistema transforma-se e adapta-se criando novas situações ao utilizador assim sendo, ser interativo significa ter capacidade para fornecer informação num sistema.
Realidade Virtual
A realidade virtual tem por objetivo recriar ao máximo a sensação de realidade para o utilizador, levando-o a adoptar essa interação como uma das suas realidades temporais. Para isso essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do utilizador.
Existem dois tipos de realidade:
1- A realidade imersiva que consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus elementos.
2- A realidade não imersiva, que ao contrário da realidade imersiva, consiste na sensação de não inclusão experimentando pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja , neste caso o utilizador não se sente como parte do ambiente.
Dispositivos utilizados na Realidade Virtual
Para podermos interagir com a realidade virtual devemos usar alguns dos seguintes dispositivos: capacete de visualização, o fato para ambiente de realidade virtual, o rato, teclado, auscultadores, luva de dados, monitor , joystick entre outros .
Sem comentários:
Enviar um comentário